No sábado passado tivemos um almoço aqui por casa e mais uma vez fiz a receita de sobremesa gelada. Simples rápida e é difícil não gostarem. Tenho feito sempre combinações diferentes e desta vez lembrei-me de juntar malteses e depois decorar com framboesas para “desenjoar” e quebrar o doce. Gosto particularmente de juntar caramelo salgado, mas para quem não gosta de coisas tão doces pode ficar um bocadinho enjoativo (se é que doces e enjoativo combinam na mesma frase!).
Deixo-vos novamente a receita, mas mais como uma sugestão de usarem esta base - de natas e leite condensado - como uma base para fazerem gelados caseiros, rápidos e sem máquina de qualquer coisa. Juntem-lhe puré de fruta e têm gelado de morango ou manga. Juntem caramelo salgado e têm gelado de caramelo. Oreo triturada e têm cookies&cream. Juntem café e ficam com gelado de café. Coloque em formas individuais, e depois de congelado passem por chocolate derretido e ficam com uma espécie de magnum…. Em forma de bolo inglês tem um gelado de cortar à fatia.
Fica a sugestão para que todos os que queiram façam gelados de forma simples e rápida!
Ingredientes:
400ml de natas - têm de estar frias e ser natas para bater com 35% de gordura - natas magras não batem em chantilly
1 lata de leite condensado
500g de malteses
200g de framboesas
Raspas de chocolate para decorar
Preparação:
Bata as natas em chantilly - só as natas - até ficarem bem firmes. Junte depois o leite condensado e envolva bem.
Acrescente agora os Malteasers grosseiramente picados ou cortados e envolva novamente.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente forrada com película aderente e leve ao congelador por 6 horas ou idealmente de um dia para o outro.
Para servir desenforme o gelado para um prato de servir e decore depois com mais malteasers esmagados, framboesas frescas e raspas de chocolate.
Sirva de imediato cortado em fatias.
Bom Apetite!